Nota pública sobre vazamento de mensagens de membros da Lava Jato

Issued by Transparency International in Brazil



A Transparência Internacional - Brasil acompanha com atenção a divulgação dos diálogos dos celulares hackeados de membros da Força Tarefa Lava Jato, que tem repercussões sobre a luta contra a corrupção no Brasil e no mundo.

A Operação Lava-Jato revelou esquemas criminosos e confrontou interesses de políticos e empresários poderosos em mais de uma dezena de países e em ao menos três continentes. As investigações iniciadas no Brasil enfrentaram com eficiência estas redes de corrupção, recuperando valores inéditos de recursos públicos e responsabilizando indivíduos poderosos, muitos dos quais confessos de seus crimes.

A operação foi ainda crucial para impulsionar uma dinâmica virtuosa anticorrupção na América Latina, que vem produzindo resultados significativos em vários países graças à cooperação entre os agentes brasileiros e seus pares locais.

Neste sentido, ratificamos a importância de que as investigações e processos anticorrupção se conduzam com absoluto respeito ao estado democrático de direito, ao devido processo legal e ao cumprimento irrestrito da constituição e das leis.

Por estas razões, esperamos esclarecimentos das autoridades responsáveis sobre as publicações recentes contendo supostas irregularidades nos processos e violações aos princípios de paridade de armas e equidistância dos julgadores — o que deve ocorrer com objetividade e urgência, para coibir a manipulação da informação e extrapolações que visem prejudicar os avanços sem precedentes do Brasil no combate à corrupção.

Igualmente, é crucial a apuração rigorosa das violações de comunicações privadas, que não apenas constituem crime, mas colocam em risco a segurança pessoal de agentes públicos e seus familiares.

A atenção à segurança das operações anticorrupção e de seus agentes não deve se confundir com restrições ao trabalho de jornalistas. Ainda que subtraída de maneira criminosa, a partir do momento em que teve acesso a informação de interesse público, é dever da imprensa publicá-la — sempre respeitando os limites legais e éticos. A atuação jornalística, vale lembrar, é um dos pilares essenciais da própria luta contra a corrupção.

A Transparência Internacional tem como missão cooperar com especialistas, agentes públicos, lideranças empresariais e sociais na melhoria de leis, instituições e práticas em prol da integridade. Continuaremos lutando para unir as instituições e a sociedade brasileira em busca destas transformações essenciais ao enfrentamento exitoso e sustentável da corrupção.


For any press enquiries please contact

Guilherme France
E: gfrance@br.transparency.org

Latest

Support Transparency International

Support Us

Panama Papers four years on: Anonymous companies and global wealth

It has been four years since the Panama Papers blew the lid on corporate secrecy. The COVID-19 pandemic emphasises the urgent need to put an end to the abuse of anonymous companies.

Corruption could cost lives in Latin America’s response to the coronavirus

Recent recommendations offer solutions that can be applied both in the region and around the world.

La trasparenza ai tempi del Coronavirus

La necessità di trasparenza e responsabilità va oltre gli stessi sistemi sanitari.

Em tempos como este, transparência é mais importante do que nunca

A necessidade de transparência e responsabilização vai muito além dos sistemas de saúde propriamente ditos.

Corrupción y coronavirus

Sin embargo, los brotes pandémicos como el que vivimos actualmente con el COVID-19, exponen las deficiencias de nuestros sistemas de salud, especialmente los potenciales riesgos y oportunidades de corrupción -la corrupción puede disminuir la capacidad de respuesta a la pandemia y privar de asistencia sanitaria a muchas comunidades.

En tiempos como este, la transparencia y la integridad importan más que nunca

Sin embargo, la necesidad de transparencia y rendición de cuentas va más allá de los propios sistemas de salud.

في أوقات كهذه نحتاج للشفافية أكثر مما مضى

لكن الحاجة إلى الشفافية والمساءلة تتجاوز فقط فرضها على الأنظمة الصحية.

Social Media

Follow us on Social Media