15ª Conferência Internacional Anticorrupção encerra com uma chamada urgente para o fim da impunidade

Filed under - Advocacy

A necessidade de combater a impunidade foi destacada na sessão de encerramento da 15ª Coferência Internacional Anticorrupção, que promoveu a cultura da transparência levando a participação da sociedade.

A 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) reuniu mais de 1900 representantes do setor público, privado e de organizações sem fins lucrativos de 140 países.

Com o tema “Mobilizando as pessoas: Conectando agentes de mudança“, a conferência explorou cinco desafios principais: extinguindo a impunidade; governância limpa; prevenindo fluxos financeiros ilícitos; transições políticas levando a governos estáveis e transparentes; e esportes limpos.

Mais de 50 sessões abordaram  novas formas de conectar cidadãos para manter os líderes de ambos os setores público e privado alertas, com ênfase especial para o uso de novas tecnologias , mídia social bem como o apoio às novas gerações.

“Os últimos quatro dias de debates intensos espalharam entusiasmo pelo combate à corrupção e renovou nossa determinação para acabar com a impunidade que ajuda e estimula a corrupção em todos os setores do governo e negócios“, disse Barry O’Keefe, presidente do Conselho da IACC.

“A IACC tem sempre sido uma conferência mundial muito inovadora e nós temos muito orgulho em ter recebido tal evento no Brasil. Aprendemos muito nesses quatro dias de trabalho (1.900 especialistas de 140 países) as melhores práticas e discutimos idéias e soluções viáveis para combater e prevenir a corrupção, disse o Ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União (CGU).

A presidente Dilma Rousseff abriu a Conferência. O ministro Jorge Hage Sobrinho, da CGU, o ministro de Relações Exteriores Antonio Patriota, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo também trataram alguns assuntos na Conferência. Outros palestrantes de peso foram os ganhadores do prêmio Nobel Tawakkol Karman, Richard Goldstone, Baltasar Garzón e Misha Glenny, autor do livro sobre crime organizado McMafia.

Por iniciativa da sessão Mudando o Jogo da IACC, a conferência convidou 23 jovens jornalistas da Tunísia ao Nepal para cobrir a 15ª IACC como parte da iniciativa Jovens Jornalistas. Tivemos também 25 programadores para coordenarem uma hacktona de quatro dias e desenvolver novas ferramentas para ajudar os ativistas a combater a corrupção. Além disso, a iniciativa ganhou o valor de € 5.000,00 para fazer projetos inovadores anticorrupção tornarem-se realidade.

A IACC, que ocorreu primeiramente em 1983, evoluiu para um fórum global sobre governança e combate à corrupção. A conferência cria o sentimento de cooperação e o desenvolvimento de novas ferramentas para enfrentar a corrupção no governo, nos negócios e na sociedade. A 15ª IACC foi organizada pelo Conselho da IACC em conjunto com a Transparência Internacional, Amarribo, Instituto Ethos, e foi generosamente sediada pelo Governo Brasileiro e o escritório da CGU no Brasil.

O Conselho da IACC expressou apreciação sincera ao Senegal e aos seus esforços para combater a corrupção e também o interesse do país em sediar a IACC no futuro.

A 16ª edição acontecerá na Tunísia em 2014. O vice-primeiro-ministro Ladgham da Tunísia esteve presente na Conferência.

###

A Transparency International é a organização civil da sociedade que leva o combate a corrupção.

Press contact(s):

Natalie Baharav
Email: .(JavaScript must be enabled to view this email address)

Berlin
Tel: +49 30 3438 20 666

Brasilia
Tel: +55 61 8137 1844

Country / Territory - Brazil   |   Tunisia   
Region - Global   |   Sub-Saharan Africa   |   Europe and Central Asia   
Language(s) - Portuguese   
Topic - Accountability   |   Advocacy   |   Civil society   |   Climate governance   |   Financial markets   |   Law enforcement   |   Politics and government   |   Sport   |   Technology   |   Youth   
Tags - Huguette Labelle   |   IACC   |   Dilma Roussef   |   Brasilia   |   15ª Conferência Internacional Anticorrupção   |   Barry O’Keefe   |   impunidade   

Stay informed

Related news

29
Aug
2014

Transparency International confirms Azerbaijan chapter continues work despite funding delays

Transparency International is concerned that funds for a project that is registered with the Ministry of Justice in Azerbaijan are not reaching its ...

Honduras: beating corruption in land registration

Politicians are using land titles to buy votes from poor citizens, a recent investigation reveals.

Empowering youth: Anti-corruption kit for young activists

This International Youth Day, we launch an anti-corruption kit to inspire and empower young activists.

Related publications

Publication cover image

Anti-Corruption Kit: 15 ideas for young activists

When it comes to fighting corruption, many young people are already making a big difference to the communities and countries they live in. But for ...

Report published – Aug 2014

Publication cover image

Civil society guide: UNCAC and the private sector

Transparency International (TI) has produced this practical guidance booklet to assist civil society organisations (CSOs) in engaging with companies ...

Report published – Mar 2013